Sobre a residência

Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial

Sobre a residência

É um programa que se efetiva por meio do ensino em serviço, viabilizado pela  Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – instituição proponente do projeto – em parceria com a Secretária Municipal de Saúde de Criciúma, que concede os locais para as atividades práticas. 

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial iniciou as atividades no ano de 2019 homologado pela Portaria nº 23 de 14 de fevereiro de 2019, em referência ao edital SGTES/MS nº 3, de 17 de janeiro de 2019. 

Os profissionais selecionados são beneficiados com bolsas financiadas pelo Ministério da Educação durante 24 meses e, ao final deste período, recebem o certificado de pós-graduação com título de Especialista em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial. 

Atualmente, são oferecidas 15 vagas anuais para profissionais de cinco áreas da saúde: 2 para Educação Física - Bacharelado, 4 para Enfermagem, 2 para Farmácia, 2 para Nutrição e 5 para Psicologia.

Objetivo do programa

Com o intuito de aperfeiçoar ética, política e técnico-cientificamente, o programa busca qualificar profissionais de diferentes áreas no campo da saúde mental e atenção psicossocial, por meio da educação em serviço, para que atuem em equipes multiprofissionais; assegurar os princípios do SUS e da reforma psiquiátrica brasileira, com base nas necessidades locais de saúde mental da população, atuando nos diversos dispositivos da atenção em saúde mental do município de Criciúma, buscando fortalecê-los enquanto serviços de reabilitação psicossocial articulados em proposta de rede. As ações são realizadas com abordagem coletiva e clínica individual, fundamentadas nas diretrizes da integralidade e do modelo de vigilância à saúde do SUS, atuando integradamente nas diferentes áreas de conhecimento por meio do ensino em serviço.

Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU)

A  Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) integra a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), na qual estão vinculados   os três  programas de residência em saúde da Unesc: Atenção Básica/Saúde da Família; Saúde Coletiva; e Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial.

Público-alvo

Profissionais das áreas de Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia.

Coordenação

Coordenadora da COREMU
Profª. Dra. Lisiane Tuon Generoso

Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial 
Profª. Ma. Bruna Giassi Wessler

Secretária: Briza Morem 

Fale com a gente: 

Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Secretaria: (48) 3431.4572
Local: Bloco S, Sala 001, térreo, Av. Universitária, 1105 - Bairro Universitário - CEP: 88806-000 - Criciúma-SC
E-mail: residenciamultiprofissional@unesc.net

Informações curriculares


Trata-se de um curso de pós-graduação na modalidade lato sensu, com carga horária total de 5.760 horas [80% prática e 20% teórica e teórico prática] e duração mínima de dois anos em regime de trabalho integral de dedicação exclusiva, totalizando 60 horas semanais, com direito a 30 dias de férias a cada ano.

Ao concluir o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial, o residente receberá certificado de Pós-Graduação denominado Especialista em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial. 

Áreas e linhas de pesquisa


Educação e gestão do trabalho na saúde

Pesquisa as relações que se estabelecem entre a educação e a gestão dos serviços de saúde, com foco na educação permanente em saúde, entendendo-a como ferramenta pedagógica e de gestão do trabalho. Estuda os processos de ensino-aprendizagem com base nos cenários de práticas e nas políticas de saúde, buscando a inter-relação do ensino formal com os espaços de trabalho em saúde, com base no sistema de saúde do país. Contempla estudos referentes a redes de atenção à saúde, processos de trabalho e o trabalho em saúde, gestão e planejamento do trabalho e dos serviços de saúde, educação em saúde, educação no trabalho, tecnologias de educação e gestão em saúde, e, avaliação dos serviços e da gestão em saúde.


Epidemiologia aplicada em serviços de saúde

Estudos e pesquisas epidemiológicas relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis, envelhecimento, transtornos psiquiátricos, saúde do trabalhador e saúde da mulher. Análise de situação de saúde. Sistemas de Informações e avaliação de tecnologias em saúde. Utilização das ferramentas da epidemiologia para a tomada de decisões no âmbito da gestão e da assistência à saúde, dimensões inseparáveis dos processos organizacionais e de práticas em saúde, do cuidado e na organização de projetos e programas nas redes de atenção e vigilância à saúde. Estudos de evidência científica e sua aplicação nos serviços. 


Promoção da saúde e integralidade

Estuda e pesquisa indicadores e alternativas para consolidar a Promoção da Saúde e a Integralidade do Cuidado nos diferentes contextos e fases da vida. Tem como objetos de atenção às estratégias e os determinantes de vida saudável com ênfase no estilo de vida ativo, no uso racional de medicamentos, na saúde do trabalhador, na violência e nas desigualdades visando a promoção da saúde e a consolidação da integralidade do cuidado individual e coletivo.


Tutores

Área Profissional Tutor E-mail Lattes
Ed. Física Geiziane Laurindo de Morais geizi.morais@unesc.net Lattes
Enfermagem Ana Regina Losso analosso@unesc.net Lattes
Enfermagem Carine dos Santos Cardoso  casc@unesc.net Lattes
Farmácia Bruna Giassi Wessler bgw@unesc.net Lattes
Nutrição Tamy Colonetti tamycolonetti@hotmail.com Lattes
Psicologia Rafael Zaneripe de Souza Nunes rafaelzaneripe@unesc.net Lattes
Psicologia Tatiane Vanessa Rodrigues Macarini tatipsi@unesc.net Lattes
Psicologia Dipaula da Silva Minotto dms@unesc.net Lattes

Legislação

Portarias


Portaria nº 23 de 14 de fevereiro de 2019
Download do arquivo

Resoluções


Resolução CNRMS nº 2 de 13 de abril de 2012
Download do arquivo

Resolução nº 3 de 16 de abril de 2012
Download do arquivo

Resolução  nº 5 de 7 de novembro de 2014
Download do arquivo

Tutoriais


Tutorial de monografia quali-quanti
Download do arquivo

Tutorial de projeto do produto
Download do arquivo

Tutorial de projeto qualitativo
Download do arquivo

Tutorial de projeto quantitativo
Download do arquivo

Monografia produto
Download do arquivo

Modelo Relatório Semestral
Download do arquivo

Declarações


Declaração de uso de dados secundários
Download do arquivo

Declaração de entrega de projetos e submissão ao comitê de ética em pesquisa
Download do arquivo

Declaração de entrega de projeto dos produtos que não necessitam de submissão no comitê de ética
Download do arquivo

Declaração de correção final de TCR
Download do arquivo

Folha Ponto

Folha ponto SM 2023
Download do arquivo

Documentos para apresentação do TCR


Ata defesa TCR
Download do arquivo

Avaliação dos trabalhos de conclusão de residência 
Download do arquivo

Relação final de conceitos
Download do arquivo
 

Coordenação

Conheça os coordenadores do curso:

  • Lisiane Tuon Generoso
    Coordenador(a) Comissão de Residências Multiprofissionais (COREMU)
  • Bruna Wessler
    Coordenadores(as) do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial

Tem alguma dúvida?

Fale com a secretaria do curso

Telefone (48) 3431.4572

COMO É A ESTRUTURA DO CURSO?

Veja um pouco do que você vai viver aqui

Dá uma olhada nas imagens


DEPOIMENTOS

Quem já escolheu Unesc pode te ajudar

Confira alguns feedbacks

Viviane de Alencar Arraes Duran

Viviane de Alencar Arraes Duran

Egressa da Residência em Medicina de Família e Comunidade

Tive a oportunidade de reiniciar minha vida acadêmica na UNESC, o que foi uma ótima decisão. Cursei Medicina e, em seguida, fiz a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, na própria Instituição, que sempre se mostrou um Centro Acadêmico de excelência em tudo que se propõe a fazer e voltado para oferecer sempre o melhor para seus alunos. Sem falar da equipe de preceptores e coordenação, sempre preocupados e atentos à nossa formação. A Residência me proporcionou uma experiência a mais, com estágios curriculares, nas mais diversas áreas de atuação (emergências adulto, pediátrica e obstétrica, pequenas cirurgias, gestão e vigilância epidemiológica, regulação em saúde, CAPS infantil, dentre outros), servindo para complementar a minha prática e me dando mais segurança para a atuação profissional. Hoje me sinto feliz pela escolha e grata a todos os envolvidos neste processo de formação.

Arthur Tavares Corrêa Dias

Médico de família, professor, coordenador da Residência em Medicina de Família e Comunidade e coordenador da COREME

A medicina de família e comunidade é a especialidade médica que cuida das pessoas independentemente de gênero ou idade. Atendemos bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos, homens e mulheres.

Podemos nos manter habilitados a atender em hospitais (emergências, enfermarias, unidade de tratamento intensivo). Mas nosso foco, os lugares onde exercemos mais plenamente nossa especialidade, são os ambulatórios, as clínicas, consultórios e domicílios. Sim, gostamos de ir às casas das pessoas, atendê-las em seus domicílios. Conhecer seu ambiente e suas famílias.

Cuidamos de problemas agudos e crônicos, de doenças infecciosas e autoimunes, desordens mentais, neurológicas, alterações dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestivo, reprodutivo. Porém, engana-se quem diz praticarmos a medicina de todos os tipos de doenças. Na realidade, somos os médicos e as médicas de todos os tipos de pessoas.

Essa é a beleza da Medicina de Família e Comunidade, acompanhar as pessoas ao longo do tempo; conhecendo, orientando, educando, cuidando.

Para quem quer ter um médico para chamar de seu, deixo uma orientação: não precisa ser um médico de família, mas procure alguém que seja capaz de cuidar de você, e não apenas das suas doenças.

Viviane de Alencar Arraes Duran

Berthier Alves Pereira de Matos

Egresso da Residência em Medicina de Família e Comunidade

A Residência em MFC da Unesc foi uma importante etapa profissional dentre as quais passei na minha vida. Foi uma grande oportunidade de estar num programa amplo, sob o olhar desta Instituição e sob a Coordenação de pessoas tão compromissadas, humanas e competentes. Com as diversas atividades e rodízios propostos, como saúde mental, gestão e regulação em saúde, pequenas cirurgias, urgências pediátricas, adulto e obstétricas, dentre outras, pude perceber minha curva de aprendizado no processo. As discussões de casos com a preceptoria, sempre presente e agregadora, certamente foram razões que fizeram a diferença na minha formação. Gratidão a todos vocês pela ótima experiência que tive nesses dois anos de formação