Compromisso com a sociedade
Criadas a partir de uma mobilização da sociedade civil, as universidades comunitárias têm na própria sociedade a sua própria razão de ser. E é por meio desta parceria entre universidade e comunidade que experiências são compartilhadas e vias de mão dupla são construídas na estrada do conhecimento, para mudar cenários, vidas e gerar oportunidades.
As instituições comunitárias de educação superior não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados para a manutenção de suas atividades. São universidades que contribuem para o desenvolvimento do Brasil por meio da oferta de educação de qualidade, a realização de pesquisa, incentivo à inovação e a realização de ações por iniciativa própria ou em parceria com os setores produtivos e o poder público com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão instaladas.
As comunitárias têm vocação pública: estão voltadas ao desenvolvimento das comunidades e não ao interesse pessoal ou particular. São instituições não estatais que oferecem além de ensino e de pesquisa, ações comunitárias por meio de projetos de extensão com o envolvimento de professores e alunos e a prestação de serviços em áreas como saúde, direito, empreendedorismo, inovação, tecnologia, educação e capacitação de lideranças.