Dar voz aos estudantes. É com essa finalidade que surgem os movimentos estudantis dentro da nossa Universidade.
A participação no movimento estudantil é espontânea e costuma ser motivada pela vontade de opinar, de mudar as estratégias, de reivindicar melhorias ou, ainda, pela necessidade de debater com a comunidade acadêmica e, com isso, aprender com os diálogos que acontecem nesses espaços.
PROTAGONISMO QUE GERA LÍDERES
Conheça os movimentos estudantis da Unesc:
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a entidade que representa todos os estudantes da nossa Universidade.
Uma diretoria é eleita para representar e defender os interesses dos acadêmicos perante a administração da Unesc, participando de seus conselhos, e perante a sociedade, atuando nos conselhos municipais. A eleição para escolha dos membros é anual e de forma direta: todos os estudantes votam. A gestão inicia sempre em 1º de dezembro e segue até 1º de dezembro do ano seguinte.
O DCE promove também atividades culturais, calouradas, mantém relações com outras entidades representativas, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Catarinense dos Estudantes (UCE).
Diretoria atual – Gestão 2023
Presidente: Gabriela Minhos
Vice-Presidente: Andrey Manoel dos Santos
Tesoureira: Gabriela Medeiros
Vice-Tesoureiro: Rodrigo Reccuia
Secretário: Yago Marcelino
Vice-Secretário: João Paulo Gregorini
Gabriela Minhos - Presidente do DCE Unesc
Gabriela de Medeiros - Membro da Executiva DCE Unesc
Geison Marques - Acadêmico de Odontologia
Leandro João - Acadêmico de Nutrição
Livia Giordani - Acadêmica de Fisioterapia
Franciel Tupan - Acadêmico de Ciência da Computação
Cada curso da Universidade pode ter um Centro Acadêmico (CA) ou Diretório Acadêmico (DA) para representar os alunos da área.
Os próprios estudantes formam a entidade, que possui eleições diretas, como o DCE. Os CAs e DAs exercem o importante papel de propor melhorias para o seu curso, levando as reivindicações ao departamento, ao DCE ou mesmo até a Reitoria.
As atléticas são associações esportivas organizadas por curso ou universidade que reúnem estudantes e, em alguns casos, acadêmicos formados.
São as atléticas que organizam campeonatos esportivos internos, selecionam equipes das mais diversas modalidades para disputar jogos universitários dentro da universidade, entre instituições e em jogos universitários municipais, estaduais e nacionais.
É uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais criada por estudantes da graduação e ligada ao curso. A gestão das empresas juniores é feita pelos próprios estudantes e o objetivo é promover a melhor experiência de mercado aos graduandos na instituição.