Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Grupos de Pesquisa

O que você procura?

Grupos de Pesquisa

Grupo de Desenvolvimento Socioeconômico, Agricultura Familiar e Educação do Campo

Constituído em 2010, é liderado por Dimas de Oliveira Estevam e Giovana Ilka Jacinto Salvaro. O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Socioeconômico, Agricultura Familiar e Educação do Campo (GIDAFEC) tem como objetivo desenvolver pesquisas acerca de temáticas como: êxodo rural, gerações, gênero, trabalho e subjetividades; estratégias e potencialidades da agricultura familiar em relação aos processos de produção e comercialização, geração de emprego e renda; gestão do trabalho, da vida familiar e de organização (associativismo, cooperativismo, grupos informais, Economia Solidária), Educação do Campo; bem como analisar as inter-relações entre estas estratégias e as políticas públicas de desenvolvimento rural e urbano.

Grupo de Pesquisa Estratégia, Competitividade e Desenvolvimento – GEComD

Constituído em 2007, é liderado por Cristina Keiko Yamaguchi e Silvio Parodi Oliveira Camilo. E tem como membros, os professores Melissa Watanabe e Miguelangelo Gianezini. Compõe o grupo, os professores: Andréia Cittadin, Cleyton de Oliveira Ritta, Gisele Silveira Coelho Lopes, Jaime Dagostim Picolo e Thiago Rocha Fabris. As atividades do grupo buscam contribuir para as seguintes temáticas:
1. Estratégia em Cadeias Produtivas;
2. Estratégia do Uso da Informação;
3. Desempenho e Dinâmica Organizacionais;
4. Governança das organizações privadas e públicas;
5. Alianças e Redes para a Competitividade;
6. Políticas Públicas de Desenvolvimento Local, Regional e Nacional;
7. Regulação e Grupos de Interesse;
8. Gestão do Conhecimento;
9. Sustentabilidade Socioeconômica, Ambiental e Tecnológica;
10. Desenvolvimento Agropecuário e Agroindustrial.

O GRUPO ATUA EM 2 LINHAS DE PESQUISA:

  •  Desenvolvimento e sustentabilidade: compreende estudos de gestão do conhecimento, políticas públicas, regulação e grupos de interesse, além de gestão agropecuária e agroindustrial. São priorizadas propostas que contemplem a questão da sustentabilidade socioeconômica, ambiental e tecnológica, bem como pesquisas que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico; 
  • Estratégia e competitividade: investiga práticas em estratégia, recursos e capacidades organizacionais inseridas no ambiente competitivo, compreendendo dinâmicas, individuais e/ou coletivas, por meio de cadeias produtivas, arranjos coletivos e redes. Avalia o sistema de governança das organizações privadas e públicas, por indicadores de desempenho e seus determinantes.

Grupo de Pesquisa História Econômica e Social de Santa Catarina

Constituído em 2002, é liderado por Alcides Goularti Filho e tem como membros João Henrique Zanelatto e Giani Rabelo. O principal objetivo é realizar estudos sobre diversas temáticas ligadas à história econômica e história social de Santa Catarina. O Grupo já realizou as seguintes pesquisas:

1.  Formação do complexo carbonífero catarinense;
2. Sistema de transportes em Santa Catarina (portos, ferrovias e navegação);
3. Complexo ervateiro no planalto norte;
4.  Transformações no mundo do trabalho e vida de aposentados;
5. História política no sul catarinense, com destaque para a atuação do movimento integralista durante os anos de 1930;
6. História da educação e cultura escolar;
7. Educação e gênero.

Atualmente o Grupo vem realizando as seguintes pesquisas: "Ocupação e integração entre litoral e planalto catarinense na Primeira República"(FAPESC Edital Universal/2009); “Atividades pesqueiras e carcinicultura no complexo lagunar do sul de Santa Catarina: cadeia produtiva, expansão da renda e desenvolvimento regional sustentável” (CNPq/MPA Edital 42/2012); e “As associações auxiliares da escola e a cultura escolar: prescrevendo condutas e ensinando conhecimentos” (CNPq/CAPES Edital 18/2012).

Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito – NUPED

Constituído em 2005, é liderado por Reginaldo de Souza Vieira e conta com a participação de João Henrique Zanelatto e Kelly de Mendonça Dorneles Gianezini, professores do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico. Tendo como referencial teórico a CRFB/1988, que assegura direitos sociais e institui uma perspectiva política eminentemente democrática, entende-se ser necessária uma profunda reflexão a respeito da sobrevivência de modos autoritários de práticas políticas em diversos níveis, que poderiam minar, desde seu interior, as potencialidades representadas por uma sociedade que se orienta desde uma perspectiva democrática, isto é, que respeita a divergência e a alternância no poder, que não constrange a livre organização da sociedade e a atuação dos movimentos sociais, que está sempre aberta para a reinvenção de suas instituições/organizações sociais e para a criação de novos direitos, a serem expressos em políticas públicas reivindicadas como um direito de cidadania.

O NUPED possui três eixos de pesquisa: a) Estado, Democracia e Direito; b) Estado, Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude; c) Estado, Políticas Públicas e Direitos Fundamentais. Fruto da pesquisas de seus componentes, colaboradores internos e externos e outros parceiros, o núcleo publicou, inclusive em conjunto com outros grupos de pesquisa, entre 2008 e 2012, cinco livros organizados e encontra-se com dois no prelo. Organizou em 2007 e 2009, dois eventos de caráter nacional, que contaram com mais de 150 artigos completos em cada um deles, de pesquisadores nacionais e internacionais. Desde a sua organização o NUPED, desenvolveu diversas pesquisas e atividades de extensão envolvendo as práticas democráticas, direitos humanos/fundamentais, políticas públicas e cidadania.

Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero da Universidade do Extremo Sul Catarinense foi criado com o objetivo de integrar pesquisadoras/es de diferentes áreas do conhecimento que se dediquem a produção e divulgação de conhecimentos nos campos de estudo de gênero e feminista. Com a criação do Núcleo, busca-se propiciar um espaço interdisciplinar de discussão e reflexão, no qual participem professoras/es, alunas/os de graduação e pós-graduação e demais interessados/as, que tenham nos campos dos estudos de gênero e feminista seus objetos de investigação e análise. Nos últimos anos, os/as integrantes do Grupo têm participado ativamente de encontros, seminários e congressos, nacionais e internacionais, por meio da socialização e divulgação de produções acerca dos temas história e gênero, gênero e trabalho, gênero e educação.